Em Limoeiro, no agreste de Pernambuco, um jovem de 17 anos reuniu colegas e apoiadores para realizarem um trabalho com a juventude da cidade que fica há 80KM do Recife, voltado aos direitos básicos e gratuitos da juventude.
O Instituto de Cidadania e Juventude será fundado na próxima quinta – feira (01/07) em um evento virtual com a presença de jovens de diversas organizações civis e filantrópicas. A direção do instituto informou por meio de nota que em meados de julho já serão disponibilizadas aulas gratuitas para os alunos que se dedicam em estudar para o ENEM e demais vestibulares, tudo isso com o apoio de professores voluntários e de outros jovens que vão compartilhar conhecimento para que juntos possam alcançar novos horizontes.
Além deste projeto, o instituto de Cidadania e Juventude tem o objetivo de oferecer cursos permanentes de forma gratuita, promover rodas de diálogo, oficinas, ações sociais, ações filantrópicas e sobretudo incentivar e promover o voluntariado entre os jovens. É a primeira vez na história do município que é fundada uma entidade voltada exclusivamente para a juventude.
Em entrevista, o presidente do Instituto, Marcus Vinícius, afirmou que já está traçando parcerias maiores para os jovens de Limoeiro. “Amanhã os jovens serão os presidentes e prefeitos… Então temos que investir nesta juventude, pois nosso futuro estão nas mãos dos jovens.” Pontou ele.
AÇÕES – O Instituto de Cidadania e Juventude já iniciará suas atividades no mês de julho, onde aplicará cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio e Vestibulares diversos que são prestados pela população de Limoeiro. O curso tem data de início para 26 de julho, de forma virtual respeitando os decretos de isolamento social como forma de combate ao NovoCoronavírus. Além das aulas, o instituto promoverá acompanhamento de procedimentos para os vestibulares, como inscrições, isenções e resultados para facilitar a vida do jovem que não tem acesso à internet.
Desde o ano de 2020 que o site do Instituto já se encontra no ar, e as pessoas já podem realizar cursos profissionalizantes de forma virtual com certificados reconhecidos e de forma gratuita. Além do site, o instituto estará disponibilizando de oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos para a qualificação juvenil.
O instituto está organizando o “Lar Irmã Dulce” que se trata de uma casa para acolher os moradores de rua. Esta casa será mantida através de doações e voluntariado de jovens que desejam ajudar o mundo em que vivem de forma humanitária.
EVENTO – Devido à Pandemia da COVID-19 o evento acontecerá de forma virtual, com transmissão AO VIVO no Facebook da “PFTV Limoeiro” no próximo dia 01 de junho às 16:00 conforme o horário de Brasília.