Edição contará com 113 curtas, contemplando todas as regiões brasileiras, além de filmes internacionais. O Curta Taquary chega à sua 15ª edição colhendo frutos e semeando novas histórias. O festival de cinema sediado em Taquaritinga do Norte, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de março, recebeu um número recorde de inscrições, com 777 filmes submetidos, sendo selecionados 113 curtas-metragens, que irão compor a programação. Foram contemplados projetos de todas as regiões do Brasil, além de filmes de cinco países, incluindo o indicado ao Oscar “Bestia”, do Chile. As atividades, como exibições de filmes, oficinas e intervenções artísticas, acontecerão de forma híbrida, presenciais e online.

Após a última edição, bem-sucedida, realizada no formato virtual por conta da pandemia de Covid-19, o Curta Taquary retorna este ano com o objetivo de reocupar também o espaço público, seguindo todos os protocolos e regras para a prevenção da pandemia. Uma das novidades desta 15ª edição é a reativação do Cine Teatro Santo Amaro, que irá receber algumas sessões da maratona cinematográfica. O projeto também ocupará outros espaços na zona rural de Taquaritinga do Norte, onde serão exibidos filmes e também realizadas oficinas, como a de cinema de animação, ministrada por Renata Claus. Dos filmes submetidos, a curadoria selecionou 113 curtas-metragens que oferecem um panorama multifacetado da produção nacional, uma vez que há representantes das cinco regiões do Brasil. Também destaca-se a forte presença feminina nesta edição, com 51 obras dirigidas por mulheres. A diversidade de gênero e sexualidade está entre os pilares do Curta Taquary desde sua fundação.

“Estamos muito orgulhosos do formato que esta edição está tomando. É muito recompensador observar a potência das diretoras e dos diretores, de diferentes idades e com histórias de vidas múltiplas, que lançam olhares sensíveis sobre o nosso tempo. O número recorde de inscrições que recebemos mostra como, apesar das dificuldades, temos uma pulsão criativa em constante movimento e esperamos conseguir ecoar essas vozes para que elas atinjam o maior número de pessoas, inspirando e transformando”, pontua Alexandre Soares, coordenador do Curta Taquary.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *