A Associação Comercial de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco (UPE) , em parceria com diversas entidades públicas e privadas, assinaram protocolo de intenções para a criação de um LÓCUS de Inovação para a Mata Sul do Estado.
O LÓCUS é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, sendo uma política pública com objetivo de estimular e apoiar projetos de inovação, oferecendo ferramentas de excelência para transformações de projetos, e serviços de uma região.
“A Associação Comercial de Pernambuco vem marcando presença nas principais discussões do estado de Pernambuco, com a atenção voltada à interiorização do movimento empresarial e do desenvolvimento socioeconômico. O LÓCUS da Mata Sul proporcionará o desembarque, na região, da inovação tecnológica, das parcerias multidisciplinares, a sustentabilidade ambiental, econômica e social, além da transferência de capacitação profissional. É um momento importante”, celebrou o presidente da ACP, Tiago Carneiro.
A assinatura do protocolo aconteceu no início de março e contou com a presença de grandes nomes do setor socioeconômico do estado, como os representantes e dirigentes de instituições de ensino superior como a Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a AEMASUL (Autarquia de Ensino Superior da Mata Sul), Prefeitura da Cidade dos Palmares e Prefeitura do Xexéu, Usina de Arte, Fórum de Desenvolvimento e Social – Mata Sul (FDS-MS/PE), grupo Moura Dubeux e a Báltico S/A.
“Muito feliz em ser Reitor da UPE e está contribuindo para o desenvolvimento da Mata Sul, participando do LOCUS. Com isso a UPE cumpre sua missão”, pontuou o professor, Pedro Falcão, reitor da UPE.
O LÓCUS reúne um desenvolvimento seguro e sustentável para região que já possui um grande potencial. De acordo com o Secretário de Administração do Município de Xexéu, Diego Moreira, a chegada do protocolo traz força para a região. “As parcerias estabelecidas para implantação do Lócus da Mata Sul representam um grande avanço regional, concretizando o planejamento e as discussões que temos levantado na academia e nas nossas participações em demais segmentos da sociedade”.
A Associação Comercial de Pernambuco (ACP) é a mais antiga e a mais emblemática entidade associativa do setor empresarial de Pernambuco, tendo sido fundada em 1839, desde quando vem funcionando de forma ininterrupta no cumprimento de sua missão institucional de representar, defender e promover o fortalecimento do setor empresarial privado, bem como projetos, programas e políticas públicas de interesse do desenvolvimento econômico e social de Pernambuco e do Brasil.